Novas oportunidades de estágio: parceria entre Instituto Talentos, FACESP e Secretaria de Estado da Educação já é realidade.

Cerimônia formalizou parceria entre Instituto Talentos, FACESP e Secretaria da Educação

 

Projeto estará presente em cerca de 400 municípios do Estado de São Paulo e deve beneficiar mais de 2.000 estudantes do Ensino Médio.

São Paulo/SP – “Gostaria muito de arrumar um emprego… Eu nunca trabalhei, mas garanto que eu aprendo rápido, sou muito esforçada e gostaria que me dessem uma oportunidade. Vou ser muito grata, porque meu sonho é trabalhar, aprender coisas novas e poder mostrar o que eu sei…”

Esse é o trecho de uma correspondência enviada ao Instituto Talentos por uma estudante do Ensino Médio. Semanalmente a entidade recebe dezenas de mensagens como essa, de jovens buscando uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

Hoje, ao assinar o protocolo de intenções que estabelece a parceria entre o Instituto Talentos, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e a Secretaria de Estado da Educação, o Instituto deu um grande passo em direção a essa missão de viabilizar oportunidades de estágio aos estudantes do Ensino Médio. O projeto vai contar com as Associações Comerciais do Estado de São Paulo que irão fomentar a geração de vagas junto aos seus associados, o que contribuirá tanto para inserir os jovens no mercado de trabalho, como também para instrumentalizá-los para o exercício da profissão que escolherem para seu futuro.

“Desde o início, contaremos com a capilaridade das 400 Associações Comerciais espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Estamos todos engajados e acreditamos que, na primeira fase do projeto, será possível beneficiar mais de 2.000 estudantes do Ensino Médio” diz Afonso Lamounier, Presidente do Instituto Talentos. O Vice-Presidente Executivo da FACESP, Marco Bertaiolli, também reafirmou o compromisso da Federação: “Precisamos integrar educação e trabalho e dar aos adolescentes a chance de encontrar o caminho de uma profissão para geração de renda e compor o orçamento familiar”, avaliou.

Durante a cerimônia, estiveram presentes diversas Diretoras de Ensino, que conheceram melhor o projeto e ouviram sobre a importância que ele terá para a valorização da educação pública. Renato Nalini, Secretário de Educação do Estado de São Paulo, ressaltou o fato de que tanto o Instituto quanto a FACESP têm experiência e comprometimento com a Educação, e lembrou que a implementação desta parceria vem de encontro às reformas do currículo necessárias para esta, que é a última etapa da Educação Básica: “Uma das mudanças recomendadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é vincular a escola à vida, e nada melhor do que o estágio para que o estudante veja que o que está aprendendo pode ter utilidade para ele ser um cidadão prestante e um profissional qualificado”, concluiu Nalini.

Os estudantes interessados em participar do programa de estágio já podem se inscrever no site do Instituto Talentos (www.institutotalentos.org.br/cadastros/estudante.html), ou procurar a Associação Comercial de sua cidade.

INSTITUTO TALENTOS

O Instituto Talentos é uma organização sem fins lucrativos, que visa a integração do jovem ao mercado de trabalho, por meio de ações que complementam e fortalecem o processo de aprendizado e desenvolvimento profissional.

O objetivo deste projeto é oferecer oportunidades aos jovens de baixa renda, por meio da Lei do Estágio (11.788/08).

 

Informações à Imprensa:

Jordana Mercado

imprensa@institutotalentos.org.br

(12)99715-5515

MTB – 0080611/SP