APRENDIZ DE TALENTO

Cientes da necessidade de cumprimento da cota de aprendizagem apresentamos o PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO, que tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, em cumprimento à Lei 10.097/00 – Lei do Aprendiz.

A proposta de trabalho do PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO está voltada ao contínuo aperfeiçoamento de processos, estabelecendo modernos e ágeis procedimentos, bem como ferramentas que propiciem a formação e capacitação por meio da aprendizagem.

Nesse sentido, a partir das necessidades da empresa concedente, propomos um diferenciado Programa de Aprendizagem tendo como foco principal a integração do aprendiz às atividades desse segmento.

Para tanto, deveremos considerar os seguintes aspectos:

  • Identificação das atividades com o segmento da empresa;
  • Critérios no processo de contratação dos aprendizes;
  • Atuação, comprometimento e responsabilidade do PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO;
  • Valorização da imagem da empresa concedente na promoção de programa de aprendizagem, no cumprimento da legislação trabalhista e na formação e capacitação para o mercado de trabalho.
  • Personalização do programa de aprendizagem através de:
  1. Flexibilização de todas as etapas e procedimentos do programa de aprendizagem, de maneira que atendam às necessidades e disponibilidades do seu Programa de Aprendizagem, bem como às exigências legais. Para tanto, desenvolvemos conteúdo específico de formação que, aliado ao Programa de Aprendizagem Profissional, dará a formação ideal para o futuro profissional do
  2. Otimização das atuais ofertas de aprendizagem, ampliando os atuais canais de Recrutamento, oferecendo soluções alternativas de responsabilidade social e diversidade, tais como curso de Telemática e Farmácia.
  • Alinhamento constante

A integração é fundamental no sucesso dessa proposta, uma vez que o mapeamento das competências e potenciais a serem desenvolvidos no futuro aprendiz se realizará entre a equipe do PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO e o Departamento de Gestão de Pessoas da RODORUMO, através de informações ágeis e seguras que garantam sua assertividade

Periodicamente o PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO realizará o monitoramento dos aprendizes e respectivos gestores de aprendizagem, com o objetivo de aferir o aproveitamento em relação ao programa. Estes relatórios serão avaliados por nossos profissionais, que manterão um retorno efetivo sobre o desenvolvimento do conteúdo pedagógico e suas correlações com as atividades desenvolvidas.

Sempre que houver necessidade de substituição de um aprendiz, será solicitado para que iniciemos o processo de encaminhamento de novos candidatos. Tanto os vencimentos normais, quanto as possíveis inadequações, serão informados pela equipe operacional do PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO que mantém controles, a fim de orientar este processo.

 

Proposta Pedagógica das Atividades de Aprendizagem

O PROGRAMA APRENDIZ DE TALENTO é estruturado pelos conceitos: Trabalho, Identidades, Ética e Projeto de vida, dentre outros.

O Programa de Aprendizagem terá a duração mínima de 15 e máxima de 24 meses, distribuídos em teoria e prática. O Aprendiz terá aulas concomitantes com a prática na empresa, sendo um dia voltado à aprendizagem, com carga horária entre 4 e 6 horas diárias.

O Programa será assim dividido:

A 1ª fase, denominada Matérias básicas:

Exigido pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego para todos os jovens que estão iniciando o Programa da Aprendizagem, de acordo com a Lei Federal nº 10097/2000, Decreto nº 5598/2005 e Portaria 723/2012.

A carga horária devida será distribuída ao longo dos 11 ou 15 meses de duração do curso, em aulas semanais de 6 ou 4 horas, respectivamente.

As aulas versarão sobre formação técnica geral: Comunicação Empresarial, Raciocínio Lógico, Ética e Cidadania, Relações Humanas e Planejamento Pessoal e Profissional;

A 2ª fase, denominada Matérias específicas:

Também exigido pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego para todos os jovens que estão trabalhando como aprendizes, de acordo com a Lei Federal no. 10097/2000.

Curso concomitante à aprendizagem prática, obrigatório, com aulas distribuídas em 1 dia por semana, com carga horária diária de 4 ou 6horas.

Suas matrizes curriculares são de relevada importância tanto para o jovem que passa a aprender o básico de uma atividade profissional para poder iniciar sua carreira em uma área de sua escolha, como para a empresa que busca mão de obra técnica qualificada para o início do exercício de uma determinada atividade.

As aulas serão divididas em 2 áreas de conhecimento:

Matéria Teórica Básica: Comunicação, Matemática Financeira, Meio Ambiente, Direitos Trabalhistas e Previdenciários, Higiene e Saúde, Relações Humanas, Planejamento Pessoal e Profissional, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Saúde e Segurança no Trabalho, Orientação Profissional, etc.;

Matéria Teórica Específica de acordo com o CBO correspondente à função do aprendiz.

Porém, fazem parte do Programa Aprendiz de Talento os seguintes cursos já homologados no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e que podem, alternativamente, serem empregados nas empresas concedentes:

  • Auxiliar de Escritório
  • Comércio Varejista
  • Auxiliar de Produção
  • Atendente de Lanchonete